quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O guia

ADAMS, Douglas. O guia do mochileiro das galáxias: volume um da trilogia de cinco. Rio de janeiro: sextante, 2009.

O livro da dicas divertidas de como ignorar gente que insiste em ser chata, diz que podiam ser “transformadas em uma nuvenzinha de hidrogênio, oxigênio e carbono”, ao menos seriam mais simpáticas Mas a melhor de todas é: NAO ENTRE EM PANICO.

Há uma passagem muito bacana que e uma metáfora da vida real: a importância e relevância da toalha para um mochileiro das galáxias: ... “Porem o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também tem escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial,etc.. Alem disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha ‘perdido’. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está a sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”

Em uma clara referencia a Thomas Hobbes, O Leviatã, o autor faz outra metáfora da origem do poder e do funcionamento das representações dos governos(qualquer referencia ao nosso, tanto distrital quanto federal pode e deve ser feita...):
“Presidente: nome oficial do cargo e presidente do Governo Imperial Galático. O termo imperial é mantido embora seja atualmente um anacronismo. O imperador hereditário está quase morto há muitos séculos. Nos últimos instantes do seu coma, ele foi colocado num campo de estase, que o mantém num estado de imutabilidade perpétua. Todos os seus herdeiros já morreram, o que significa que, sem ter havido nenhuma grande convulsão política, o centro do poder foi deslocado de forma simples e eficaz para escalões inferiores, sendo agora aparentemente atribuição de um órgão cujos membros antes atuavam como simples conselheiros do imperador - uma assembléia governamental eleita, chefiada por um presidente eleito por ela. Na verdade, não é aí que está o poder, em absoluto.
O presidente, em particular, é simplesmente uma figura pública, não detem nenhum poder. Ele é aparentemente escolhido para o governo, mas as qualidades que ele deve exibir, nada tem a ver com liderança. Ele deve possuir um sutil talento para provocar indignação. Por esse motivo, o presidente é sempre uma figura polemica, sempre uma personalidade irritante, porém fascinante ao mesmo tempo. Não cabe a ele exercer o poder, e sim desviar a atenção do poder. Com base nesses critérios, Zaphod Bleebebrox é o melhor presidente que a galáxia já teve - pois passou dois anos na cadeia, condenado por fraude. Pouquíssimas pessoas sabem que o presidente e o governo praticamente não tem nenhum poder, e, dessas pouquíssimas pessoas, apenas seis sabem onde é, de fato, exercido o verdadeiro poder político, A maioria das outras, está convencida de que, em ultima instância, o poder é exercido por um computador. Elas não poderiam estar mais erradas.””

Em outro trecho o livro mostra uma saída estratégica para quando as coisas dão errado: desaparecer numa nuvenzinha de lógica, o próprio Deus fez isso quando tentou provar que existia.

Afirma que as pessoas, principalmente cientistas, quando não admitem as coisas de jeito nenhum, é em parte porque as coisas são uma avacalhação com a ciencia mesmo e em parte porque os cientistas não são convidados para as festas... Deve haver muita verdade nisso...

A leitura e extremamente divertida, em uma tarde devora-se o livro, na fnac vi os demais, vem todos juntos numa caixinha linda e convidativa... Mando noticias das galáxias...:)

4 comentários:

Gabriela disse...

:)
eu levei uma toalha pra viagem

Renato Zerbinato disse...

AINDA não li o livro, mas assisti ao filme e achei bom demais.

Vou contribuir contigo e liberar aqui o download deste livro e de outros livros do mesmo autor.. rsrsrsrs...

É só entrar no link e se deliciar!!!

http://www.4shared.com/file/197415602/62da17fc/DouglasAdams.html


beijos gatinha!

Gigliola_Córdova disse...

Simplesmente adorei Renato!!!
Vi também que você disponibilizou vários outros títulos muito legais lá no seu orkut:

Apocalipse motorizado
E vaaaaarios outros.

Obrigada Xuuuuuu!
Chuva de beijos ;)

Gigliola_Córdova disse...

Gabi,

Eu estou separando a minha toalha...
;)
Beijinhos

ADOREI QUE C COMENTOU!